JMELO
Retífica Padrão
HBV - Hospital de Boa Viagem
Anúncio Uniferro - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Google - Golf, Férias, Turismo, Algarve, Portugal - Golf My House - Portugal


 
.voltar - Aqui Pernambuco voltar  
Sobre Pernambuco - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil PERNAMBUCO  


Mapa Localização de Pernambuco - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, BrasilPERNAMBUCO está localizado geograficamente no Centro-Leste da região Nordeste do Brasil.
Área: 98.311,616 km2.
Relevo: Planície litorânea, Planalto Central. Depressões á Oeste e a Leste.
Principais bacias hidrográficas: São Francisco, Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão.
Vegetação característica: Mangue (litoral), Floresta tropical (zona da mata) e Caatinga (agreste e sertão).
Clima: Tropical atlântico (litoral), semi-árido (agreste e sertão)
População estimada (IBGE 2005): 8.413.593.
(Homens: 4.004.870; Mulheres: 4.408.723;)
(Urbana: 76,5%; Rural: 23.5%)
(Branca: 37,1%; Preta: 4.5%; Amarela: 0,1%; Parda: 58,2%; Indígena: 0,2%)
Densidade demográfica: 85,58 hab/km2;
Número de Municípios: 184 e o território de Fernando de Noronha;
Capital : Recife

Regiões,  Microrregiões e Respectivos Municípios:

Mapa Regiões de Pernambuco - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Regiões
Região Metropolitana do Recife
Zona da Mata
Agreste
Sertão

Região METROPOLITANA:
Microrregião RECIFE: Recife, Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata;
Microrregião ITAMARACÁ: Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma;
Microrregião SUAPE: Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca;
Microrregião F. de Noronha: Fernando de Noronha;

REGIÃO ZONA DA MATA:

Microrregião MATA MERIDIONAL: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Bendito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu;
Microrregião MATA SETENTRIONAL: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Gameleira, Jaqueira e Joaquim Nabuco;
Microrregião VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos e Vitória de Santo Antão;

REGIÃO AGRESTE PERNAMBUCANO:

Microrregião VALE DO IPANEMA: Águas Belas, Buíque, Itaíba, Pedra, Tupanatinga;
Microrregião VALE DO IPOJUCA: Alagoinha, Belo Jardim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Caruaru, Gravatá, Jataúba, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Uma, São Caetano, Tacaimbó, Toritama e Venturosa.
Microrregião ALTO DO CAPIBARIBE: Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério e Vertentes;
Microrregião MÉDIO CAPIBARIBE: Bom Jardim, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho e São Vicente Férrer.
Microrregião GARANHUNS: Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.
Microrregião BREJO PERNAMBUCANO: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Sairé e São Joaquim do Monte;

REGIÃO SERTÃO PERNAMBUCANO:

Microrregião de ARARIPINA: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade;
Microrregião de SALGUEIRO: Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita e Verdejante;
Microrregião do PAJEÚ: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama;
Microrregião SERTÃO DO MOXOTÓ: Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia;

Região do SÃO FRANCISCO:
Microrregião de PETROLINA: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Terra Nova;
Microrregião ITAPARICA: Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu;   

Rio São Francisco - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Rio São Francisco


Encantos da Terra

Localizado no litoral do Nordeste, Pernambuco apresenta uma das mais exuberantes paisagens brasileiras. A arquitetura colonial de Olinda convive com a arquitetura moderna do Recife.

Praia Cacimba do Padre - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Praia de Cacimba do Padre

O meio ambiente pernambucano preserva tesouros. As mais belas praias do litoral do Brasil estão próximas dos encantos serranos do agreste e da força do sertão. Caruaru sedia a maior feira popular do interior nordestino e, em Petrolina, o rio São Francisco transforma áreas de seca em enormes plantações de frutas para exportação.
Na zona da mata, belíssimos engenhos contam toda a história da exploração do açúcar. Com uma diversidade cultural sem igual em todo o Brasil, Pernambuco faz desfilar nas suas festas tradições como o maracatu, o bumba-meu-boi, o caboclinho, o pastoril. São influências européias, africanas e indígenas ainda vivas, como a celebração do Toré na reserva dos fulniôs.

Frevo em Olinda - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Passistas em Olinda - Frevo no pé
Foto: Passarinho

No carnaval, o frevo anima milhares de foliões que fazem do Recife o palco da maior festa popular espontânea das Américas – só o desfile do Galo da Madrugada arrasta mais de um milhão de foliões no sábado de carnaval.
A tradição agrícola do estado também deixou sua marca nos festejos de São João, que atraem turistas de todo o país. Na semana santa, a Paixão de Cristo é representada em Nova Jerusalém no maior teatro ao ar livre do mundo, com capacidade para 80 mil expectadores.

Nossa culinária também é especial e exclusiva. Come-se desde buchada de carneiro e bode, sarapatel, carne-de-sol com macaxeira até refinados pratos de frutos do mar, sobretudo camarão, lagosta e polvo. Um destaque para o inigualável sabor de nossas frutas tropicais.

Lutas e Conquistas

Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Em 1535, Duarte Coelho torna-se o donatário da Capitania, fundando a vila de Olinda e espalhando os primeiros engenhos da região.
No período colonial Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atrai novos colonos europeus que constroem no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial.

A riqueza de Pernambuco foi alvo do interesse de outras nações. No século XVII, os holandeses se estabelecem no estado. Entre 1630 1 1654, Pernambuco é administrado pela Companhia das Índias Ocidentais. Um dos seus representantes, o príncipe João Mauricio de Nassau, traz para Pernambuco uma forma de administrar renovadora e tolerante. Realiza inúmeras obras de urbanização no Recife, amplia a lavoura da cana, assegura a liberdade de culto.

Quadro de Frans Post - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil
Quadro encomendado por Mauríco de Nassau - Frans Post

No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.

Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712; a Revolução Pernambucana, em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; a Revolta Praieira, em 1848.

Com o advento da República, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional exploração do açúcar. O Estado moderniza suas relações trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criação da Sudene. A partir de meados da década de 60, Pernambuco começa a reestruturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão e investindo em pólos de investimento no interior do estado. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudo aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública.         

Governo de Pernambuco - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil ..Empetur - Aqui Pernambuco - Recife, Pernambuco, Brasil

voltar - Aqui Pernambuco voltar

 
Copyright - Aqui Pernambuco.com.br | Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização | contato@aquipernambuco.com.br